Laser | Dr. Rodrigo Gorayeb

Laser

O tratamento da hérnia discal com recurso a laser é um procedimento já muito em voga nos EUA e noutros países da Europa, sendo particularmente recomendado para determinados tipos da doença como as hérnias contidas (em que não houve extravasamento do núcleo pulposo do disco).

É uma técnica simples de realizar e minimamente invasiva, efectuada em ambulatório e necessitando apenas de anestesia local e sedação, sendo então introduzida uma agulha dorsalmente e posicionada na região central do disco com o auxílio de equipamento específico. Pelo interior dessa agulha é activada a fibra óptica que transmite o feixe de energia a laser para o disco intervertebral. A acção do laser vai reduzir a pressão intradiscal, o seu volume e consequentemente a pressão que o mesmo exerce noutras estruturas como as raízes nervosas, muitas vezes fazendo o disco regressar inclusive à sua posição natural. Mesmo que esse retorno posicional não ocorra, o alívio da dor e de outros sintomas é conseguido.

Habitualmente dura cerca de 20-30 minutos e é concedida alta ao doente logo após a cirurgia.

No entanto, convém sempre ressalvar que a cirurgia através desta técnica por si só não chega para que esta doença não volte a recorrer – é sempre necessário adoptar comportamentos saudáveis e realizar a reabilitação musculoarticular da coluna pois uma nova hérnia poderá sempre surgir noutro local se não houver prevenção.