O que é a Estenose Lombar | Dr. Rodrigo Gorayeb

Estenose Lombar

Ocorre quando há deslocação de uma vértebra para a frente (anterior), para trás (posterior) ou para os lados (lateral) em relação à vértebra de baixo, causando dor ou outro tipo de sintomas devido a irritação nervosa.

É classificada em 5 grupos: Displásica, Ístmica, Degenerativa, Traumática ou Patológica (Wiltse & Bradford) podendo ser classificada também por intensidade.

Entre os seus sintomas encontramos a lombalgia, a dor ciática, formigueiro nos membros inferiores, astenia e perda de coordenação dos movimentos, dificuldade ou incapacidade em andar e a diminuição das fibras musculares das pernas.

A Espondilolistese Degenerativa ocorre geralmente em adultos e idosos devido ao desgaste articular. A Ístmica poderá ser de causa congénita ou devida a lesões traumáticas ocorridas na infância, sendo portanto mais comum em jovens.

À semelhança de outras patologias o seu diagnóstico é auxiliado por exames complementares como a radiografia e a ressonância magnética.

O seu tratamento passa pela reconstrução muscular e articular da coluna vertebral podendo assentar numa vertente mais conservadora (medicação, fisioterapia, acupunctura, reabilitação) ou cirúrgica no caso de não haverem melhorias ou ocorrerem alterações neurológicas.