O que é Whiplash | Dr. Rodrigo Gorayeb

Whiplash

É uma lesão provocada pelo estiramento de ligamentos e músculos do pescoço. Além da sensibilidade dolorosa e rigidez que lhe são características nos primeiros dias, pode ocorrer também dor nos braços, ombros, tórax e cabeça.

Este tipo de lesão é provocada por movimentos repentinos com um efeito semelhante ao de chicote. Acidentes de viação ou desportos de combate ou de contacto encontram-se entre as principais causas de whiplash.

Muitas vezes a dor não é perceptível de forma imediata, podendo demorar várias horas a manifestar-se, permanecendo geralmente por vários dias. Além da dor podemos ter associados como sintomas as cefaleias (dores de cabeça), a rigidez e tensão musculares no pescoço, tonturas e vertigens. Podem ser afectadas também a mandíbula, os ombros ou os braços.

O diagnóstico clínico, à semelhança de outros, inclui a consideração dos sintomas apresentados pelo paciente em conjunto com os resultados dos exames neurológicos efectuados. Os exames complementares imagiológicos (raio-x, TC e ressonância magnética) além de auxiliarem na confirmação do diagnóstico também ajudam na determinação do local e tamanho exactos da lesão.

O tratamento do Whiplash pode basear-se na medicação, fisioterapia, medicina alternativa e remodelação músculo-articular da coluna vertebral.