Laser Eutérmico | Dr. Rodrigo Gorayeb

Laser Eutérmico

A coluna é composta por um conjunto de pequenos blocos empilhados –  as vértebras – que estão intercalado por discos próprios que os amortecem como almofadas. Esses discos têm um interior macio e mole, assim como um anel exterior mais resistente e que lhe dá forma. Quando o disco intervertebral enfraquece, desidrata ou é submetido a uma grande pressão/esforço, pode ocorrer um rompimento ou empurrão do anel externo para o exterior da coluna, causando uma herniação – hérnia do disco. A herniação provoca dor e, caso toque num nervo, pode causar dor ciática e até prejudicar o funcionamento desse próprio nervo. De forma a evitar a realização de uma cirurgia – procedimento muito invasivo –  existem variadas técnicas (infiltrações epidurais, nucleólises ou ozonoterapia) e embora não sejam invasivas ainda têm taxas de sucesso menores que o desejado (cerca de 30 a 50%). Recentemente surgiu a técnica denominada Nucleoplastia Percutânea por Laser Eutérmico (PDCT na língua inglesa), que pode atingir 80% de taxa de sucesso. 

As hérnias discais são muito comuns na população portuguesa e podem decorrer de vários factores como o esforço físico, causas genéticas ou excesso de peso.  

É uma técnica minimamente invasiva para o tratamento de hérnias discais nas regiões cervical e lombar. Consiste na aplicação de uma fonte laser de baixa temperatura, através de fibra óptica introduzida por agulha, numa localização precisa de um disco herniado e com apoio imagiológico, sem danificar as estruturas perivertebrais e nervosas adjacentes. 

O seu principal objectivo é reduzir a pressão intradiscal, forçando a porção herniada do disco a regressar à sua posição inicial, aliviando consequentemente a tensão sobre os nervos e a própria dor. Também vai permitir a regeneração do anel fibroso e com isso reduzir a possibilidade de recidiva, o que actualmente nãé atingido através de mais nenhuma técnica minimamente invasiva, incluindo a cirurgia convencional. 

Realiza-se com recurso a uma sedação leve e indolor, numa sala ambulatória específica e por uma equipa especializada. Os resultados positivos podem ser observados logo no dia seguinte, permitindo um rápido retorno ao trabalho e à actividade.