Tem Cuidados Com a Sua Postura? | Dr. Rodrigo Gorayeb

Cuidado com a Postura

Os comportamentos no nosso quotidiano têm uma elevada influência na nossa saúde. Com a coluna não é diferente. A postura adoptada nas diversas situações do dia-a-dia pode e deve ser alvo de preocupação por parte de todos, pois a agitação normal das tarefas ou mesmo a ignorância sobre a prevenção dos problemas na coluna pode levar ao aparecimento de lesões e dores, influenciando a saúde geral e a qualidade de vida.

Posturas incorrectas, sejam elas no trabalho, no desporto, em casa ou noutras situações, vão ser responsáveis pelo aparecimento de desvios não naturais na coluna. Tanto podem acentuar as curvas naturais da coluna (ex: hiperlordose) ou degradá-las. Estes desvios vão, por sua vez, levar ao desequilíbrio articular dos membros superiores e inferiores pois o corpo procura realizar compensações. Estas compensações são responsáveis também pelo aparecimento de lesões a nível muscular. Além desse compromisso, e com algum intervalo de tempo, surgirão então os sinais dolorosos nas costas, resultado do compromisso nervoso gerado pela pressão das vértebras e que se iniciou com os desvios posturais.

Alguns órgãos influenciados pelos desvios posturais são o coração – aumentando a tendência para a hipertensão arterial – e os pulmões – interferindo ao nível da capacidade respiratória e oxigenação do sangue. Os sentidos também são muitas vezes afectados, assim como os membros que podem inchar devido a problemas de circulação.

É necessário existir uma distribuição equilibrada de peso no corpo, devendo aprender-se a ser-se eficiente na realização dos movimentos ou em repouso. Assim, alguns métodos que podem utilizar-se como prevenção dos problemas posturais são:

– evitar trabalhar inclinado quando se está em pé.

– não engomar roupa numa tábua demasiado baixa.

– quando se levanta um peso deve-se fazer a flexão dos joelhos sem curvar a coluna de forma a recorrer aos músculos das pernas (mais fortes que os da coluna).

– ao dormir de barriga para cima colocar uma almofada debaixo dos joelhos.

– ao dormir de lado colocar uma almofada entre as pernas e flecti-las ligeiramente.

– dormir de barriga para baixo é pouco aconselhável mas caso suceda, colocar a almofada debaixo da barriga em vez da cabeça.

– um bom colchão, firme e de rigidez confortável também é aconselhado.

– as cadeiras devem ser ajustáveis em termos de altura e apoio lombar, especialmente no trabalho, devendo os pés apoiarem-se no chão fazendo um ângulo de 90 graus com as pernas e o apoio lombar assentar logo acima da anca (curvatura do osso ilíaco) com a coluna direita.

– evitar cruzar as pernas.

– ao trabalhar numa secretária deverá colocar os antebraços apoiados na mesma e evitar torções da coluna, devendo levantar-se ou utilizar uma cadeira giratória.

– deve regular-se a altura do monitor do computador de modo a deixar o queixo paralelo ao chão quando se olha para o mesmo.