Os ligamentos responsáveis por reforçar as articulações vertebrais ao nível periférico são o longitudinal anterior e o longitudinal posterior. O primeiro vai de C2 (Áxis) ao Sacro, passando pela face anterior dos corpos vertebrais; o posterior parte do osso occipital do crânio até ao sacro, localizando-se na face posterior dos corpos vertebrais. As vértebras têm também ligamentos à distância – os amarelos, os interespinhosos, os supraespinhosos e os intertransversos.
O disco intervertebral é biconvexo e adere aos corpos vertebrais. Perifericamente é constituído por um anel fibroso e centralmente por um núcleo pulposo de consistência gelatinosa.
Os músculos da região posterior do tronco e do pescoço distribuem-se por seis grupos: superficiais, da nuca, das goteiras vertebrais, os intertransversos, os espinhosos, os interespinhosos e os coccígeos ou rudimentares.
Superficiais: trapézio, grande dorsal, rombóide maior, rombóide menor, elevador da omoplata, pequenos serreados, póstero-superior e póstero-inferior.
Da nuca: esplénio da cabeça, semiespinhal da cabeça, longuíssimo da cabeça, longuíssimo do pescoço, grande recto posterior da cabeça, pequeno recto posterior da cabeça, oblíquos inferior e superior da cabeça.
Das goteiras vertebrais: íleocostal, longuíssimo do tórax e o multifido.
Músculos intertransversos.
Músculos espinhosos.
Músculos interespinhosos.